sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A escola em que estudo

Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema

Ensino Fundamental Inicial

Alfabetização

Processos de leitura

Ensino Fundamental Inicial

História

Tempo cronológico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar o interesse e vontade de trabalhar e brincar com seus colegas.

Integrar os alunos à escola e fazer com que eles se sintam bem nesse ambiente.

Duração das atividades

12 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Iniciação:
Montar um mural sobre o tema: (ilustrar com desenhos ou fotos)
NA ESCOLA EU:
BRINCO
APRENDO
FAÇO AMIGOS

Estratégias e recursos da aula

1ª aula: Contar a história do colégio onde a criança estuda: quando foi criado, primeiro nome, onde já foi localizado, etc.

As crianças escreverão o nome e o endereço do colégio numa folha e desenharão algum lugar que mais lhe chama a atenção ou gosta.

2ª aula: Planejar uma excursão às diversas dependências da escola: explicar onde iremos, pedir que observem cuidadosamente tudo o que vamos ver, combinar quando iremos e como devemos agir.

3ª aula: Realizar a excursão, lembrando o planejamento feito no dia anterior.

4ª aula: Avaliar a excursão com os alunos observando os conhecimentos adquiridos acerca do local.
Escrever e desenhar:
O QUE MAIS GOSTEI NA MINHA ESCOLA

5ª AULA: Como se comportar na sala de aula (construir regras de convivência):
• como deixá-la sempre limpa;
• como receber visitas;
• como tratar os colegas e a professora;
• como se comportar nas aulas.
Escrever e desenhar:
NOSSA SALA DE AULA DEVE ESTAR SEMPRE LIMPA. PARA ISSO EU PRECISO....

PARA QUE ELA SEJA UM LUGAR ALEGRE E BEM LEGAL, NÓS PRECISAMOS ...

6ª aula: Como chegamos à escola?

Deixar que a criança participe de uma conversa informal sobre os transportes que os levam à escola.
Escrever e desenhar:
COMO VOU À ESCOLA

7ª aula: Nossa escola tem um símbolo: suas cores, onde é usada...
Escrever e desenhar:
O SÍMBOLO DE MINHA ESCOLA É .............

E SUAS CORES SÃO: .....

8ª aula: Pessoas que trabalham na escola: diretor e diretora, coordenadora, professores, secretário, funcionários.
Preparar uma entrevista: explicar o que é uma entrevista e como deve ser feita.
Planejar com as crianças entrevistas com pessoas que trabalham na escola:
• escolher com os alunos quem será entrevistado;
• marcar, com antecedência, a hora em que a pessoa vai ser entrevistada;
• preparar com as crianças perguntas que serão formuladas ao entrevistado para evitar perda de tempo ou perguntas fora do assunto.

Exemplo: O que você faz na escola?

Qual a importância de seu trabalho?

O que podemos fazer para ajudá-lo?....

9ª aula: Realizar a entrevista planejada.
Lembrar de:
• cumprimentar o convidado;
• esclarecer o motivo da entrevista;
• fazer perguntas claras e precisas;
• ouvir atentamente as explicações;
• agradecer o convidado;
• despedir-se cordialmente.

10ª aula: Avaliar a entrevista (conversar sobre o comportamento e sobre os conhecimentos adquiridos).
Registrar:
ENTREVISTEI: ____________
ELA NOS AJUDA: ___________________
POSSO AJUDÁ-LA: _________________

11ª aula: Auxiliares da escola: os que colaboram para a limpeza, os que trabalham na cantina, o lixeiro, o jardineiro, o porteiro, etc
Escrever e desenhar:
PESSOAS QUE TRABALHAM PARA AJUDAR A MINHA ESCOLA.

12ª aula: Estudo, alimentação, recreação.
Conversar com os alunos que há coisas que em casa não existem, mas na escola são necessárias para a boa organização. Ex: horário de entrada e de saída, sinal, merenda, etc.
Escrever e desenhar:

Temos hora para:

Estudar/ Brincar/ Merendar

Avaliação

Observar o interesse e a participação do aluno ao longo das aulas.

Ao final do trabalho, montar um portfólio* com os trabalhos feitos ao longo das aulas, observando os conhecimentos desenhados e registrados pelos alunos.

* Portfólio é uma coleção de trabalhos feitos num determinado período, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário